UNIFOR

A Universidade de Fortaleza, considerada um marco na história da educação superior do estado do Ceará, foi criada em 1973 para atender à demanda de estudantes que contavam com um número reduzido de vagas nos poucos cursos universitários existentes à época. A partir daí, a Instituição passou a atuar decisivamente no desenvolvimento de toda a região.

A missão da Unifor é promover a graduação e pós-graduação lato e stricto sensu e investir em pesquisa e extensão, com a oferta de cursos e programas específicos em cinco áreas do conhecimento, visando formar profissionais com visão social, cultural e técnica, em sintonia com as exigências do mercado. Para tanto, a instituição avalia permanentemente a possibilidade de lançar novos cursos, investindo também na melhoria contínua da sua infraestrutura no campo acadêmico, esportivo e cultural.

A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma estrutura de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

Diversas atividades de extensão universitária complementam o currículo acadêmico, por meio dos cursos de curta duração, eventos culturais, projetos sociais, intercâmbio acadêmico internacional e programa de estágio. Tanto a graduação como a pós-graduação e a extensão têm o apoio do Núcleo de Educação a Distância – Nead, que usa modernas tecnologias da informação para oferecer cursos a distância e apoio virtual.

E, por meio da Fundação, a Unifor apoia a realização dos estudos de milhares de estudantes de baixa renda. Dessa forma, a Universidade de Fortaleza, em seus 44 anos, tem contribuído para modificar a realidade social, econômica e cultural do meio em que está inserida.

Saiba mais: www.unifor.br

unifor uni2

 

Sobre o NUBEX- Núcleo de Biologia Experimental da Universidade de Fortaleza

Ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), o NUBEX possui as melhores condições de pesquisa do Nordeste. Sua concepção teve início ainda em 2009, quando uma comissão institucional visitou vários núcleos de pesquisa do Brasil, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Albert Einstein e o Instituto Butantã, para pensar o ambiente ideal ao desenvolvimento de pesquisas no campus da Unifor.

Um bloco inteiro da Universidade é dedicado ao Núcleo que abriga em três pisos de cerca de 950m² cada um: laboratórios, centros cirúrgicos, salas de apoio, maquinário, áreas de descarte sólido a ser incinerado, bem como uma estação subterrânea de tratamento de fluidos, tudo sob uma infraestrutura de excelência.

nubex1 nubex2

nubex3