Palestrantes

Conheça melhor os Palestrantes da TECBIO
Dr. Jerry Pommer – SAB Biotherapeutics – USA.

Sab Biotherapeutics

Palestra: "USA Regulatory Pathway for Human Polyclonal Antibody Therapies Derived from Transchromosomal (Tc) Bovine."
O Dr. Jerry Pommer é o Vice-Presidente de Conformidade Regulatória & Garantia da Qualidade além de Diretor Comercial da companhia SAb Biotherapeutics, localizada em Sioux Falls, South Dakota, USA. A SAb Biotherapeutics desenvolve anticorpos policlonais humanos contra doenças como Ebola e Zika através de bovinos transgênicos. O Dr. Pommer possui mais de 30 anos de experiência em biossegurança e doenças animais, desenvolvimento de animais transgênicos, bem-estar animal e regulamentação na área de saúde. Atualmente, é responsável pela implementação e manutenção de padrões de alta qualidade em cuidados animais de acordo com as normas americanas do FDA, USDA e NIH, além da manutenção da acreditação da AAALAC.

Date:Quinta-Feira – 20/07/2017
Time: 17:30 - 19:00
País: Estados Unidos

Estados Unidos

Simon Lillico

University of Edinburgh

Palestra: "Editing Livestock Genomes"
O Dr. Simon Lillico é pesquisador no Instituo Roslin, na Universidade de Edimburgo, instituição mundialmente conhecida por ter produzido a ovelha Dolly em 1997. Ele começou sua carreira científica com um bacharelado em Ciências Biológicas com honras em Zoologia da Universidade de Edimburgo, seguido de um mestrado em Parasitologia Aplicada e Entomologia Médica da Universidade de Liverpool. Seu doutorado em tripanosomas africanos da Universidade de Glasgow foi seguido por uma posição de pós-doutorado na mesma instituição. Mudando de assunto inteiramente Simon entrou para o The Roslin Institute no final de 2002 para trabalhar em um projeto conjunto acadêmico/industrial para a produção frangos transgênicos que expressavam proteínas terapêuticas em ovos (Lillico et al, PNAS, 2007). Embora desafiador, este projeto foi muito gratificante e deu experiência a Simon em transgênese lentiviral. Em 2007, Simon mudou seu foco de galinhas para gado, ovelhas e porcos, usando sua experiência com lentivírus para introduzir transgenes para modelar estados de doença humana (Kostic, Lillico et al, PLoS One, 2013). A rápida expansão do campo de editores de genoma ao longo dos últimos 4 anos tem feito modificações do genoma anteriormente inalcançáveis. Simon esteve na vanguarda da aplicação destes editores para a criação de animais resistentes à doença ou para gerar modelos mais precisos de doenças humanas. Simon tem experiência com TALENs (Lillico et al, Sci. Rep., 2013), ZFNs (Lillico et al, Sci. Rep., 2016) e mais recentemente CRISPR/Cas9 (Burkard et al., PLoS Pathog., 2017 ), através de várias colaborações envolvendo desenvolvedores-chave das ferramentas atuais (Sangamo), empresas de P & D na área de pecuária (Recombinetics Inc.) e instituições acadêmicas internacionais.

Data: Sábado - 22 de julho de 2017
Horário: 16:30 - 17:30h
País: Escócia

Escócia

Irina Polejaeva

Utah State University

Palestra: "Use of animal cloning in biotechnology"
A Dra. Irina Polejaeva é professora e pesquisadora na Utah State University, localizada na cidade de Logan, EUA. Foi uma das pioneiras no mundo em Clonagem Animal por Transferência Nuclear de Células Somáticas (TNSC), tendo seu trabalho levado ao nascimento do primeiro suíno clonado por TNSC do mundo. A Dra. Polejaeva é Editora-Chefe da revista PlosOne, e seus interesses atuais incluem: clonagem animal, estudos sobre a ativação de oócitos e desenvolvimento embrionário após a clonagem, manipulação de genes do genoma animal para o desenvolvimento de modelos para o estudo de doenças humanas.

Data: Sexta-feira - 21 de julho de 2017
Horário: 9:30 - 10:30h
País: Estados Unidos

Estados Unidos

Hua Wu

Sab Biotherapeutics

Palestra: "Using fully human antibodies from TC bovine to fight infectious diseases"
A Dra. Hua Wu é Cientista Sênior e Vice-Presidente de Vacinas & Desenvolvimento de Anticorpos da companhia SAb Biotherapeutics, localizada em Sioux Falls, South Dakota, USA. Atualmente a Dra. Wu dirige o desenvolvimento de vacinas e os programas de imunização direcionados à produção de anticorpos policlonais terapêuticos humanos em bovinos Transcromossômicos. A SAb Biotherapeutics possui anticorpos policlonais em testes clínicos nos Estados Unidos, conduzidos de acordo com a agência reguladora Food and Drug Admnistration (FDA). A Dra. Wu conduziu seu pós-doutorado na Harvard Medical School, com doutorado na Univertity of Massachusetts, mestrado e graduação na Jilin University, China.

Data: Sexta-feira - 21 de julho de 2017
Horário: 8:30 - 9:30 a.m.
País: Estados Unidos

Estados Unidos

Jorge Roberto Toledo

Universidad de Concepción

Palestra: "Adenoviral vector as simplified methodology for glycosylation modification and the analysis of the xpression. of biopharmaceuticals in mammary gland"
O Dr. Jorge Roberto Toledo é Professor Associado e Diretor do Laboratório de Biotecnologia e Biofármacos da Universidad de Concepción, Chile. O Dr. Toledo é o detentor da patente para a produção de proteínas recombinantes na glândula mamária de animais não-transgênicos utilizando vetor adenoviral, e desenvolve pesquisas com hormônio do crescimento, eritropoietina, Fator VIII da coagulação, hormônio folículo-estimulante, dentre outros. O Dr. Toledo é especialista em diversas plataformas para a produção de biofármacos, com experiência em células CHO, Pichia pastoris, Escherichia coli, ovo de galinha e glândula mamária caprina. O Dr. Toledo é também proprietário da empresa de base tecnologia CBB, que atua no desenvolvimento de proteínas recombinantes para os mercados humano e veterinário.

Data: Sexta-feira - 21 de julho de 2017
Horário: 15:00 - 16:00h
País: Chile

Chile

Zhongde Wang

Utah State University

Palestra: "Triple Immunoglobulin Gene Knockout and human IgG to produce Transchromosomic Cattle"
O Dr. Zhongde Wang é professor e pesquisador na Utah State University, localizada na cidade de Logan, EUA. Realizou seu Ph.D. na University of Massachusetts em Biologia Celular e Molecular. Possui experiência em biologia molecular, empregando TALENs e CRISPR/Cas9 para gene-targeting em animais. Participou da produção de bovinos clonados transcromossômicos que produzem anticorpos policlonais humanos. Seus atuais interesses de pesquisa incluem transgênese animal, epigenética em células-tronco e tecnologias de reprodução assistida.

Data: Sexta-feira - 21 de julho de 2017
Horário: 11:00 - 12:00h
País: Estados Unidos

Estados Unidos

Ana Maria Moro

Instituto Butantan

Palestra: "Produção de anticorpos monoclonais em células de mamíferos"
A Dra. Ana Maria Moro é pesquisadora do Instituto Butantan, diretora do Laboratório de Biofármacos em Células Animais e professora orientadora de Doutorado nos programas de Biotecnologia e Imunologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia, Imunologia Aplicada e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: anticorpos monoclonais, humanização de anticorpos monoclonais, anticorpos humanos terapêuticos, geração de linhagens celulares, cultivos celulares, metabolismo celular, desenvolvimento de processos, biorreatores.

Data: Sábado - 22 de julho de 2017
Horário: 8:30 - 9:30h a.m.
País: Brasil

Brasil

José Fernando Perez

Recepta Biopharma

Palestra: "Inovação em oncologia: Imunoterapia"
O Dr. José Fernando Perez é Diretor Presidente da Recepta Biopharma, empresa de biotecnologia na área de saúde humana. A Recepta é dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novos fármacos a serem utilizados no tratamento do câncer, e foi a primeira empresa brasileira a realizar testes clínicos de Fase II com anticorpos monoclonais para tratamento do câncer com registro na ANVISA e no FDA. O Dr. Perez foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) por mais de onze anos, responsável pela concepção e lançamento de importantes programas científicos e tecnológicos tais como Genoma e Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE). Este reconhecimento é internacional e está registrado, entre outros, no periódico Nature (Editorial, junho de 2000), no jornal The New York Times (1° de maio de 2001) e na revista The Economist (julho de 2000).

Data: Sábado - 22 de julho de 2017
Horário: 9:30 - 10:30h
País: Brasil

Brasil

Neemias Silva de Andrade

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Palestra: "Registro de medicamentos biológicos no Brasil"
O Dr. Neemias Silva de Andrade é Graduado em Farmácia, Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Atualmente é Especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e membro da Gerência de Avaliação de Produtos Biológicos (GPBIO), atuando há doze anos na área. Tem experiência na área de Farmácia, regulação, atuando principalmente nos seguintes temas: medicamentos, hemoderivados, vigilância sanitária.

Data: Sábado - 22 de julho de 2017
Horário: 14:00 - 15:00h
País: Brasil

Brasil

Ana Luiza Vivan

Ministério da Saúde

Palestra: "Produção de biofármacos de interesse para o Sistema Único de Saúde – SUS"
Bióloga, com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS. Foi professora substituta de Biofísica e Física das Radiações na UFCSPA. Tem pós doutorado em Bioquímica Estrutural pela PUC-RS, com experiência em cristalografia de proteínas e bioinformática. Foi representante do Ministério da Saúde na CTNBio. Atualmente trabalha no DECIIS- Departamento do Complexo Industrial da Saúde na SCTIE – Secretaria de Ciência e Tecnologia do MS no acompanhamento e monitoramento das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo. – PDP

Data: Sábado - 22 de julho de 2017
Horário: 15:00 - 16:00h
País: Brasil

Brasil

Nínive Aguiar Colonello Frattini

Ministério da Saúde

Palestra: "Produção de biofármacos de interesse para o Sistema Único de Saúde – SUS"
Doutora e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Realizou estudos nas áreas de Genômica Funcional e Biologia Molecular e Celular. Atuou como Pesquisadora na área de Engenharia de Proteínas. Atualmente, é Tecnologista em Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Coordenação Geral de Assuntos Regulatórios, pertencente ao Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Ministério da Saúde. Coordena a elaboração e a formulação de diretrizes e normas de biossegurança em saúde e promove a integração de ações dos diversos entes do Sistema Único de Saúde nas questões de biossegurança e biotecnologia marinha.

Data: Sábado - 22 de julho de 2017
Horário: 15:00 - 16:00h
País: Brasil

Brasil

Gilvan Pessoa Furtado

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Palestra: "Engenharia de proteínas para o desenvolvimento de biobetters"
O Dr. Gilvan Pessoa Furtado é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-Ceará) com interesse no desenvolvimento de anticorpos com ação terapêutica. É Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2007), com mestrado (2009) e doutorado (2013) em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Atuou como bolsista de pós-doutorado (2014) na mesma instituição. Possui experiência nas áreas de bioquímica e biologia molecular, com ênfase na área de engenharia de proteínas e estudos proteômicos. Trabalhou com evolução dirigida de proteínas, criação de enzimas quiméricas multifuncionais, prospecção de ligantes via phage display e análise proteômica em larga-escala.

Data: Sexta-feira - 21 de julho de 2017
Horário: 14:00 - 15:00h
País: Brasil

Brasil

Eridan Orlando Pereira

Greenbean Biotecnologia e Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palestra: "Desafios para a produção de proteínas recombinantes em plantas no nordeste brasileiro"
O Dr. Eridan Orlando Pereira Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Biology – The University of Western Ontario (2013). Atualmente é Professor Visitante na Universidade Estadual do Ceará e Professor da Rede Nordeste de Biotecnologia, Sócio Pesquisador – Greenbean Biotecnologia, Colaborador – International Society of Plant Molecular Farming. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Dengue, Zika, Chikungunya e produção de proteínas recombinantes em plantas.

Data: Sexta-feira - 21 de julho de 2017
Horário: 16:30 - 17:30h
País: Brasil

Brasil

Leonardo Tondello Martins

Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Palestra: "Produção de biofármacos no leite de animais transgênicos"
O Dr. Leonardo Tondello Martins possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com ênfase em Fisiologia da Reprodução, e Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Especializou-se na Universidade da Florida e Universidade de Cornell no âmbito da reprodução e nutrição, entre 2008 e 2010, e atua, atualmente, como professor e pesquisador da Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem experiência nas áreas de embriologia, biologia celular, terapia celular com células-tronco e trabalha em estudos atrelados à transgênese voltada à produção de biofármacos, por meio da plataforma animal, e ao desenvolvimento de modelos murinos geneticamente modificados para a investigação de doenças e fármacos. É cofundador do Grupo Fortgen Technologies que atua em três diferentes áreas: (a) no desenvolvimento de biofármacos e transferência da tecnologia para o mercado; (b) na produção in vitro de embriões; e (c) na terapia celular com células-tronco.

Data: Sábado - 22 de julho de 2017
Horário: 11:00 - 12:00h
País: Brasil

Brasil