O que fazer em Fortaleza

BIBLIOTECA UNIFOR – ACERVOS ESPECIAIS

A Biblioteca Unifor – Acervos Especiais abriga um acervo composto por livros que foram doados à Universidade de Fortaleza por diversos colecionadores e outros adquiridos para compor essas salas especiais. São cerca de 7 mil volumes, divididos por assuntos como Literatura, Artes, História do Ceará, Biografias, Direito, entre outros.

Nela é possível encontrar a primeira edição, datada de 1750, da “Opere Varie di Architettura”, de Giovanni-Batista Piranesi, considerado o maior gravador do século 18. A obra traz a série completa de gravuras dos cárceres de Roma. Também presente está a primeira edição, de 1835, da “Malerische Reise in Brasilien”, do ilustrador alemão Moritz Rugendas. O volume é composto por 100 litografias que retratam características físicas, hábitos e costumes da população brasileira.

Entre os livros, encontram-se obras de arte, como no álbum Miserere, do artista Georges Rouault, com 58 litografias de grandes dimensões. Teóricos da arte também estão presentes. Giorgio Vasari, um dos primeiros pensadores a escrever a História da Arte, compõe a coleção com seu importante livro As Vidas dos Pintores, Escultores e Arquitetos.

Resultado de imagem para acervos especiais unifor

http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5549&Itemid=1783

 

ESPAÇO CULTURAL UNIFOR

Criado em 1988 e ampliado em 2004, o Espaço Cultural Unifor apresenta estrutura compatível à dos grandes salões de arte do mundo. O espaço, localizado no prédio da Reitoria da Universidade, com área de mais de 2 mil metros quadrados, já recebeu nomes de importância da arte internacional, como Rembrandt, Rubens e Miró, artistas brasileiros consagrados, como Antonio Bandeira, Candido Portinari, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Hélio Oiticica, e novos talentos da arte cearense e nordestina. O ambiente reflete a figura do chanceler Airton Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, que parte da compreensão da capacidade que a arte detém de ampliar conhecimentos em todas as áreas do conhecimento. Por meio do Projeto Arte-Educação, estudantes de escolas públicas e particulares são guiados por monitores especialmente treinados, reforçando o caráter educativo da visitação.

Resultado de imagem para Espaço Cultural Unifor

http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=date&id=226&Itemid=47

 

AVENIDA BEIRA MAR

A Av. Beira Mar é uma das vias mais importantes de Fortaleza. Ela margeia a orla urbana da capital, passando por bairros como Iracema, Meireles e Mucuripe.

Ao longo da avenida estão localizados vários restaurantes, hotéis, bares e edifícios residenciais. Caminhar pelo calçadão que há em sua extensão e conhecer a Feira de Artesanato são passeios imperdíveis na cidade. 

Resultado de imagem para beira mar fortaleza

 

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou simplesmente “Dragão”, é um dos pontos turísticos mais famosos de Fortaleza. O lugar tem salas de teatro e cinema, abre espaço para exposições e apresentações musicais, além de abrigar o planetário, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, entre outros espaços culturais.

Quem quer incluir na programação uma atividade cultural precisa conhecer esse lugar; ainda que esse não seja o foco, o Dragão é também um ótimo local para curtir a vida noturna, com cafeterias, restaurantes e bares com cadeiras ao ar livre que são indicados para petiscar e tomar uma bebida no fim do dia. Ao menos uma vez durante sua viagem, você precisa ir ao complexo!

A nossa dica é fazer sua visita no final da tarde; assim você pode conhecer todo o lado voltado para a cultura e depois sentar-se em algum de seus bares para o happy hour.

Resultado de imagem para Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

 

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

O Theatro José de Alencar é uma das construções mais importantes de Fortaleza e programa cultural imperdível no centro da cidade. Inaugurado em 1910, o local foi palco de grandes apresentações e ainda hoje é utilizado. Vale a pena conferir os jornais locais para ver se há alguma apresentação de seu interesse acontecendo no teatro durante sua viagem.

O lado de fora do edifício não mostra todo o esplendor de sua arquitetura; por isso, vá até a área interna para ver a estrutura metálica escocesa, os vitrais coloridos, as pinturas do teto e o jardim projetado por Burle Marx. São oferecidas visitas guiadas gratuitas, com duração de uma hora, e essa é uma ótima maneira para conhecer detalhes do lugar.

Imagem relacionada

 

PRAIA DO FUTURO

A Praia do Futuro é a mais famosa de Fortaleza e um lugar que não se pode deixar de conhecer ao visitar a cidade. Com mar verde, extenso trecho de areia e ondas mais fortes, essa praia é escolhida por muitos nativos para praticar esportes como kitesurf e surfe, além de ser a sede das famosas barracas de praia. É, também, ótima para mergulho e não tem águas geladas como no sul do país. 

Ir à Praia do Futuro é sinônimo de escolher uma barraca para ficar. As megabarracas oferecem toda a estrutura de que os visitantes precisam – desde sombra e lugar para sentar até comes e bebes. Como são muitas as barracas, cada turista tem uma preferência, entretanto podemos citar algumas que fazem mais sucesso atualmente: Crocobeach (estrutura enorme, porém tem muitos vendedores ambulantes); Vira Verão; Vila Galé; Guarderia Brasil (público jovem); Itapariká (boa para quem está com crianças); Terra do Sol (destaque para a cozinha); Vojnilô Praia e Chico do Caranguejo.

As barracas têm movimento tanto durante o dia quanto à noite, sendo consideradas points da vida noturna da capital cearense.

Resultado de imagem para praia do futuro fortaleza 

 

CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA

Com estilo gótico-romano, a Catedral Metropolitana de Fortaleza foi construída no lugar da Antiga Igreja da Sé. A construção teve início no ano de 1938, mas a inauguração só aconteceu em 1978. Abrigando até 5 mil pessoas, o local oferece missas aos domingos, a partir das 10h, 12h e 18h30.

A Diocese do Ceará foi criada em 1853 e enfrentou algumas dificuldades burocráticas. Por fim, o primeiro bispo da diocese foi Dom Luis Antônio dos Santos.

Resultado de imagem para Catedral Metropolitana de Fortaleza